Autores Juliano Bernardo da Silva e Luciano Gambato
Olá, pessoal!
A tecnologia da informação é uma área imensa que possui como uma das características a frequente mudança e criação de ferramentas para entregar soluções no mercado. Dentre as novidades, o ChatGPT tem chamado atenção, mas você sabe o que é essa ferramenta?
Hoje iremos falar sobre ela!
O ChatGPT é um chatbot que foi desenvolvido pela OpenAI, uma empresa focada na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias relacionadas à inteligência artificial (IA). A companhia tem como missão garantir que os benefícios da IA estejam disponíveis para toda a população.
O modelo treinado do ChatGPT é capaz de interagir com os usuários de forma conversacional, ou seja, estabelece uma comunicação fluída com os usuários respondendo as perguntas, reconhecendo os seus erros, contestando e rejeitando as solicitações consideradas indevidas.
O treinamento do modelo foi feito utilizando a técnica de aprendizado por reforço (RL), utilizando como base no processo de aprendizado o feedback de humanos. Com base nas técnicas de machine learning, o ChatGPT é capaz de criar textos que possuem grande semelhança com produções realizadas por seres humanos, por vezes, tornando-o uma ferramenta de apoio na construção de conteúdos sobre determinada área do conhecimento.
O ChatGPT funciona de forma simplista, basta fornecer uma entrada, podendo ser uma pergunta ou alguma frase para introduzir um assunto e como resultado a ferramenta retorna um texto aderente ao contexto. Ele também pode ser utilizado para processos de traduções de textos, gerações de resumos e outras atividades.
Nas figuras apresentadas na sequência observa-se o funcionamento do ChatGPT. Nesse exemplo, um usuário pede ajuda para formular uma apresentação pessoal para apresentar-se ao seu vizinho e obtém como retorno um modelo de apresentação.
Nesta próxima interação o usuário questiona a plataforma e solicita que ela utilize uma linguagem mais formal e novamente obtém um retorno, dessa vez com as frases ajustadas aderindo à solicitação.
Por fim, o usuário pergunta se o ChatGPT consegue enviar para ele a apresentação e recebe uma resposta negativa, dizendo que a IA apenas oferece sugestões do que escrever, porém não consegue entregar por ele, sugerindo que ele utilize as dicas e envie a apresentação.
Com essas simples interações pode-se observar a capacidade de entendimento da IA e o seu potencial de aprimoramento, com base nas interações realizadas.
Segundo a documentação oficial da OpenAI, o ChatGPT possui algumas limitações e problemas que precisam ser corrigidos, por exemplo: por vezes são entregues respostas que parecem razoáveis, porém estão incorretas; o modelo pode responder inicialmente que não sabe responder uma pergunta, porém com uma pequena reformulação na indagação a resposta é obtida; as vezes as respostas são ricas em detalhes e entregam retornos muito longos e abrangentes demais etc.
Essa tecnologia está no radar da Microsoft, empresa do ramo da tecnologia que investe recorrentemente em inteligência artificial e compreende a importância de modelos de processamento de linguagem natural como o ChatGPT para seus negócios. A organização investiu no passado na OpenAI e agora planeja integrar o ChatGPT em suas ferramentas de produtividade, além disso ela vê potencial nas aplicações desse tipo de solução em diversos outros setores.
O ChatGPT está disponível de forma gratuita (durante a fase de pesquisa e desenvolvimento) através do endereço https://chat.openai.com, basta cadastrar-se utilizando uma conta da Microsoft ou Google.
Você pode obter mais detalhes sobre os processos de treinamento do modelo utilizado no ChatGPT no endereço https://openai.com/blog/chatgpt e mais informações sobre a OpenAI em https://openai.com.
Por hore era isso, espero que este post tenha sido útil para você!
Até a próxima! 😊