Autores Oberdan Schaider e Rodrigo Crespi
Sabemos que monitorar um ambiente de banco de dados é extremamente importante. Logo, o DBA deve possuir em seu arsenal ferramentas úteis que possam auxiliá-lo em eventuais problemas e para analisar o comportamento que o ambiente apresenta, tendo evidências se está ou não estável em relação ao passado.
Nos últimos dias estivemos testando uma nova ferramenta de monitoramento MySQL chamada Dolphie (GitHub – charles-001/dolphie: An intuitive feature-rich terminal tool for monitoring MySQL in real-time). Ela é muito bacana e possui diversos gráficos interessantes, além de possuir uma diversidade de informações pertinentes durante uma análise e para acompanhamento no dia a dia.
Está é uma ferramenta com um requisito muito básico para instalação, o Phyton 3.8. Ela permite monitorar ambientes MySQL (5.6 e superior), Percona Server e RDS/Aurora. E, em testes realizados pela nossa equipe, conseguimos também conectar em um Azure Flexible Server.
Para essa demonstração, estou utilizando a versão 3.1.3 do Dolphie, porém como ilustra a imagem abaixo, já existe uma atualização.
Após nos conectarmos, temos um print de uma das visualizações dentro do Dolphie, mostrando algumas informações referente ao host, InnoDB, binlog, estatísticas e queries em execução. Neste caso não existem consultas executando, pois este é um ambiente ocioso e de teste.
Através desse painel, é possível monitorarmos operações de DML, cache, threads, redo log e disco, por exemplo. Também existe um menu com as possibilidades de monitoramento, além de uma terminologia referente as abreviações juntamente com seus respectivos descritivos:
Para utilizar o Dolphin é muito simples, após serem instalados os pré-requisitos, utilizamos o seguinte comando:
dolphie -h <ip> -u <user> -p <password>
Fica aí uma sugestão de ferramenta para utilizarem em caso de necessidade, tendo em vista que é uma ferramenta nova, porém bem estável e completa.
Até o próximo post! 😊