O Microsoft Fabric é uma plataforma unificada para análise de dados anunciada no Microsoft Build 2023. Essa ferramenta tem como objetivo unificar os principais serviços disponíveis no Office e Azure, como por exemplo: Data Factory, Synapse Analytics, Power BI etc., em um único ambiente que é ofertado no modelo Software como Serviço (SaaS).
Esse novo produto reúne recursos de Data Science, Data Engineering e Data Visualization em um único local, com o propósito de acabar com os silos de dados e os diversos ambientes que utilizam produtos distintos com a mesma finalidade de aquisição, processamento e análise de dados. Essa solução também centraliza toda a administração e governança dos serviços e dados. Inclusive, esses recursos podem ser utilizados mesmo que os usuários não possuam uma conta na plataforma Azure.
As ferramentas que compõem o Microsoft Fabric são destinadas para solucionar problemas específicos e estão divididas em categorias:
Data Warehouse: Conhecido popularmente pela sigla DW, essa solução oferece estrutura para criação de tabelas, com suporte para transações, comandos DML e DDL. Esse Data Warehouse pode ser alimentado, por exemplo, por Pipelines ou atividades de Data Flow.
Data Engineering: Essa camada provê soluções para processamento massivo de dados com a utilização do Apache Spark, engine muito utilizada na construção de Lakehouses.
Você pode encontrar mais detalhes sobre DW e Lakehouse no Post: Data Warehouse, Modern Data Warehouse, Data Lake e Lakehouse – CDB Data Solutions.
Data Factory: O Data Factory contempla uma das camadas de integração do Microsoft Fabric. Ele é uma ferramenta conhecida no Azure pela quantidade de conectores disponíveis e capacidade de tratamentos de dados com Data Flows e orquestração de atividades de integração.
Data Science: Com a utilização dos recursos de Inteligência Artificial (IA) é possível criar, validar e implementar modelos que utilizam as técnicas de Machine Learning (ML) no ambiente do Microsoft Fabric. Isso possibilita que os cientistas de dados se beneficiem de toda a camada de engenharia de dados construída no mesmo ambiente.
Se você gostaria de entender como funcionam os algoritmos e técnicas de ML, recomendamos a leitura do Post: Como a Inteligência Artificial Ajuda na Resolução de Problemas – CDB Data Solutions.
Real Time Analytics: Essa camada do Microsoft Fabric oferece soluções para processamento de grandes quantidades de dados semiestrurados que geralmente são gerados por serviços de monitoramento, sistemas mobile, IoT etc.
Power BI: O Microsoft Fabric também possui integração com a plataforma Power BI, que é mundialmente conhecida por sua capacidade de disponibilização de dashboards e integração com os serviços Office.
OneLake: Esse é um novo serviço totalmente baseado nos conceitos de Data Lake e no serviço Azure Data Lake Storage Gen2 já disponibilizado no Azure. Ele fornece uma plataforma unificada por organização (um por tenant), eliminando os silos de dados e a necessidade de provisionamento e gerenciamento de infraestrutura Plataforma como Serviço (PaaS) no Azure.
Os silos de dados geralmente ocorrem quando cada desenvolvedor provisiona o seu próprio serviço de Data Lake, com sua própria organização, nomenclaturas, formato de arquivo etc., descentralizando o armazenamento e controle dos dados da organização.
O processo de cobrança do Microsoft Fabric é feito através de Stock Keeping Units (SKU) que basicamente definem níveis de computação. Os SKUs podem ser adquiridos no Azure, onde é cobrado por segundo consumido, ou através do Microsoft 365, onde é cobrado mensalmente ou anualmente. Caso você deseje entender mais sobre os níveis de SKU do Microsoft Fabric, recomendamos a leitura da documentação: Microsoft Fabric licenses – Microsoft Fabric | Microsoft Learn.
O Microsoft Fabric é um serviço inovador, que veio para atender à crescente demanda por serviços que entreguem soluções de engenharia e ciência de dados, os quais necessitam de dados atualizados e corretos. Esses dados somente podem ser fornecidos quando existem ambientes com integrações bem construídas e com gerenciamento. Portanto, esse serviço chegou para ajudar as organizações a centralizarem as soluções em um único ambiente.
Se você ou a sua organização gostaria de avaliar os serviços disponibilizados, a Microsoft está oferecendo de forma gratuita acesso aos recursos, com certas limitações de tamanho, por um período de avaliação de 60 dias. Lembrando que este é um serviço que está em Public Preview e possui algumas limitações. Se você gostaria de entender os detalhes do modelo Public Preview, sugerimos a leitura da documentação: Preview Terms Of Use | Microsoft Azure.
Esperamos ter ajudado você a entender mais sobre o Microsoft Fabric.
Até o próximo post! 😊